Publicado em: 26/08/2025

Hospital Evangélico alerta sobre o câncer de pulmão e os riscos do tabagismo

310 casos de câncer de pulmão foram registrados no HECI nos últimos cinco anos.

 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado em 29 de agosto, e o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), referência no tratamento oncológico em todo o Espírito Santo, reforça a importância da prevenção e da conscientização do câncer de pulmão.

Segundo dados do Registro Hospitalar de Câncer do HECI os números têm aumentado. Somente no HECI, nos últimos cinco anos, foram registrados  310 novos casos de câncer de pulmão. Desse total, cerca de 38% ocorreram em pacientes em homens, enquanto 62% foram  em mulheres. Vale ressaltar que estes números ainda encontram-se em fechamento ao INCA e poderão sofrer alterações.



Dra. Sabina Aleixo - Oncologista

O câncer de pulmão é um tipo de tumor maligno que se origina nas células dos pulmões, podendo afetar as vias respiratórias (brônquios) ou os sacos de ar (alvéolos) e, curiosamente, pode ocorrer mesmo em quem nunca fumou. Mas, o tabagismo tem relação com vários tipos de câncer e é responsável pelo aumento das mortes por câncer de pulmão. “Parar de fumar é a medida mais eficaz para reduzir drasticamente o risco de desenvolver câncer de pulmão e outras doenças graves”, destaca a oncologista do Heci, Dra. Sabina Aleixo.



Segundo ela, não fumar, praticar atividade física, evitar o tabagismo passivo, evitar a exposição a agentes químicos são formas de prevenção. 
 
Sinais de alerta

O câncer em estágio inicial pode ser silencioso, em estágios mais avançados, podem surgir sinais como tosse persistente, escarro com sangue, dor no peito, rouquidão, piora da falta de ar, pneumonia recorrente ou bronquite, perda de peso e de apetite, entre outros. Se apresentar esses sintomas, procure atendimento médico para investigar.

O tratamento do câncer de pulmão envolve uma equipe multiprofissional composta por oncologista, cirurgião, pneumologista, radiologista, radio-oncologista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social e demais.
 
"Em relação ao câncer de pulmão, o tratamento curativo é a cirurgia, dependendo do seu tamanho e se for diagnosticado na fase inicial, a cirurgia poderá ser o único procedimento. Após a cirurgia e avaliação, o paciente poderá também ser submetido  a quimioterapia ou a radioterapia’’ afirma a médica.
 
O HECI oferece serviços de radioterapia, quimioterapia e cirurgias oncológicas, com tecnologias avançadas como as cirurgias robóticas. Além disso, o hospital possui uma equipe multidisciplinar qualificada para atendimento completo aos pacientes com câncer, sendo o único hospital do Sul do Estado a oferecer tratamento completo.  


assistente virtual

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Desenvolvido por Arco informatica