(28) 3526-6166

Home Notícias

Dia Mundial da Hemofilia é celebrado no domingo (17)

Setenta pacientes são atendidos no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI)

12.04.2022

O Dia Mundial da Hemofilia é celebrado no domingo, 17 de abril, com a finalidade de ampliar as informações sobre a conscientização da doença, tratamento e a forma de vida saudável que todo portador pode ter, se seguir as orientações médicas de forma correta.

De acordo com a médica Jussara David, hematologista do Centro de Tratamento de Hemofilia do HECI, essa é uma doença hemorrágica hereditária que cursa com sangramentos devido à falta de um dos fatores da coagulação do sangue.

“Quando falta o fator oito, chamamos de Hemofilia A e quando falta o fator nove, chamamos de Hemofilia B. Ela pode ser classificada como leve, moderada ou grave, dependendo da quantidade de fator presente”, explica.

Os sintomas podem ser sangramentos internos ou externos, grandes hematomas, sangramentos pós-cirurgia ou de forma espontânea, sem uma causa aparente. Ainda segundo a médica, o sangramento dentro das articulações pode causar deformidades e perda da função articular.

A hematologista ressalta que os pacientes devem comparecer regularmente ao Centro de Tratamento de Hemofilia para avaliação clínica e exames de sangue de rotina, como sorologias e pesquisa de inibidores.

“Esses exames são feitos de acordo com a demanda de cada paciente e os resultados ajudam a adequar o tratamento de cada um”, afirma.

Atualmente, o hemofílico conta com produtos seguros para uso que evitam o sangramento.  Quando o uso é feito regularmente e de forma correta, evita também o sangramento dentro das articulações e suas consequências, com isso, o paciente consegue realizar suas atividades normalmente.

Além disso, é importante frisar que para a descoberta da doença, o principal caminho é a avaliação clínica de um hematologista.

 

Comentários


Instagram @hospitalevangelico


Fique Informado!

Para ficar por dentro das notícias e novidades, cadastre seu e-mail e receba nossa Newsletter.


Como chegar


Rua Manoel Braga Machado, 02
Bairro Ferroviários
Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP: 29308-065

  Acesse o mapa

Entre em contato


(28) 3526.6166
heci@heci.com.br

 Formulário de contato

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

© Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web