(28) 3526-6166

Home Notícias

Julho Verde - Conscientização e Enfrentamento do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Referência em oncologia, HECI faz em média, 300 atendimentos mensais para este tipo de câncer.

30.07.2021

O dia 27 de julho foi escolhido para ser o Dia Mundial da Conscientização e Enfrentamento do Câncer de Cabeça e Pescoço. Juntamente com o Julho Verde, campanha nacional, visa aumentar a divulgação das informações para que a população conheça melhor os sintomas, tratamentos e a importância do diagnóstico precoce da doença.

O médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço do HECI, Raphael Calhau, explica que este é um tipo de câncer dividido em três pilares: câncer de pele, muito comum em descendentes de europeus; o câncer de tireóide, muito comum em mulheres; e, principalmente, o câncer de cavidade oral (laringe e faringe).

No Hospital Evangélico, que atende toda região sul do estado, são realizados cerca de 300 atendimentos por mês para este tipo de câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, em 2020, o câncer de cavidade oral ocupou a 5ª posição entre todos os tipos que afetam o público masculino e o câncer de tireóide esteve na mesma posição em mulheres.

Saiba mais:

Os principais fatores de risco para os tumores de cabeça e pescoço são: o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, as infecções pelo papiloma vírus humano, o HPV, além de traumas crônicos na mucosa oral e exposição solar que é o principal fator de risco para o câncer de pele.

O oncologista ressalta que é fundamental estar atento a alguns dos sinais e sintomas que podem estar relacionados a esse tipo de câncer. “A doença pode se manifestar como feridas na boca que não cicatrizam em até duas ou três semanas, dificuldade de engolir e rouquidão'', explica.

Calhau destaca ainda que é de extrema importância procurar um profissional qualificado para que possa ser realizada uma avaliação e diagnóstico corretos. “O câncer de cabeça e pescoço é um câncer com alta chance de cura, quando feito seu diagnóstico precoce. Não precisa ser, necessariamente, um cirurgião de cabeça e pescoço. Pode ser um clínico geral, um otorrino, bucomaxilo, ou odontólogo, mas procure um médico”, alerta.

Comentários


Instagram @hospitalevangelico


Fique Informado!

Para ficar por dentro das notícias e novidades, cadastre seu e-mail e receba nossa Newsletter.


Como chegar


Rua Manoel Braga Machado, 02
Bairro Ferroviários
Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP: 29308-065

  Acesse o mapa

Entre em contato


(28) 3526.6166
heci@heci.com.br

 Formulário de contato

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

© Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web