(28) 3526-6166

Home Notícias

10 de Julho - Dia Mundial da Saúde Ocular

Instituto dos Olhos realizou 9.859 atendimentos no primeiro semestre de 2021.

08.07.2021

Comemorado no dia 10 de julho, o Dia Mundial da Saúde Ocular foi criado para alertar sobre essa necessidade. De acordo com o IBGE, mais de 6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual no Brasil. No sul do estado, o Hospital Evangélico de Cachoeiro realizou, entre janeiro e junho de 2021, 9.859 atendimentos (entre consultas, exames e cirurgias).

Segundo o médico oftalmologista do Instituto dos Olhos, Dr. Lindolfo Granda, as doenças mais comuns que afetam a região dos olhos são: catarata, glaucoma e a retinopatia diabética.

O glaucoma consiste no aumento da pressão interna do olho, podendo causar perdas visuais irreversíveis. Já a catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. "Os olhos possuem uma lente denominada cristalino, localizada atrás da íris. A catarata ocorre quando o cristalino sofre qualquer perda da transparência". Para ambos os casos não há prevenção, mas o tratamento precoce é crucial para o não agravamento da doença, explica o oftalmologista.

A retinopatia diabética, principal causa de perda de visão entre pessoas com idade ativa, também é uma doença sorrateira que costuma se revelar em estado avançado, quando a cegueira é iminente. Neste caso, é possível prevenir cuidando da diabetes.

A consulta oftalmológica deve ser feita o mais breve possível. No nascimento da criança já é possível identificar se há alguma doença ocular, como a catarata congênita, por exemplo. O procedimento pode ser feito pelo próprio pediatra e é chamado de teste do olhinho.

Referência

Referência em tratamento oftalmológico em toda macrorregião Sul do Estado do Espírito Santo, desde sua inauguração, em setembro de 2009, o Instituto dos Olhos "Dona Dalila" é o primeiro da rede estadual fora da Região Metropolitana. O Instituto dos Olhos oferece o serviço de oftalmologia com atendimento ambulatorial, exames, cirurgia de catarata e pterígio a pacientes de Cachoeiro e de 25 municípios do sul do estado, contando com equipamentos adequados e profissionais habilitados em diversas áreas da oftalmologia.

Comentários


Instagram @hospitalevangelico


Fique Informado!

Para ficar por dentro das notícias e novidades, cadastre seu e-mail e receba nossa Newsletter.


Como chegar


Rua Manoel Braga Machado, 02
Bairro Ferroviários
Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP: 29308-065

  Acesse o mapa

Entre em contato


(28) 3526.6166
heci@heci.com.br

 Formulário de contato

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

© Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web