(28) 3526-6166

Home Artigos

ABRIL PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

30.04.2021

A segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado. Os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo. Por este motivo, e com o objetivo de conscientização geral em prol da segurança do paciente, o Ministério da Saúde e órgãos parceiros à implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), iniciado em 2013, escolheram abril, mês de lançamento do PNSP, como o mês da campanha nacional pela segurança do paciente.

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu seis metas internacionais de segurança do paciente. Estas metas de segurança têm como objetivo promover melhorias específicas e constantes na assistência em saúde. São elas:

 

1. Identificar corretamente o paciente;

2. Melhorar a comunicação;

3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;

4. Assegurar cirurgia em locais corretos;

5. Higienizar as mãos para evitar infecções;

6. Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão. 

 

O HECI, desde 2013, tem o Núcleo de Segurança do Paciente que atua para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas no hospital. Adotamos todas as metas internacionais de segurança do paciente.

Considerando que desde 2020 os desafios que os trabalhadores da saúde enfrentam no dia a dia aumentaram em função da Pandemia da COVID-19, podendo citar a sobrecarga de trabalho, violência, discriminação, estresse mental e doenças ocupacionais.

Considerando que o suporte de gestores e lideranças é de extrema importância para promover as medidas para a segurança dos trabalhadores da saúde e assim assegurar o cuidado seguro em todos os níveis e serviços de atenção à saúde.

A Organização Mundial da Saúde definiu 2021 como o Ano dos Trabalhadores e Cuidadores em Saúde e, seguimos esta proposta porque consideramos que preservar a segurança do trabalhador da saúde é investir na segurança dos pacientes.

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a todos os trabalhadores de saúde do HECI e demais que não estão medindo esforços para promover diariamente as ações de segurança do paciente e prevenção e controle das infecções, desempenhando um papel fundamental para a qualidade dos serviços de saúde prestados.

Estamos juntos no enfrentamento da pandemia pela segurança do paciente e do profissional de saúde.

 

 

Gustavo Calegario

Enfermeiro e Presidente do Núcleo de Segurança do Paciente

Comentários


Instagram @hospitalevangelico


Fique Informado!

Para ficar por dentro das notícias e novidades, cadastre seu e-mail e receba nossa Newsletter.


Como chegar


Rua Manoel Braga Machado, 02
Bairro Ferroviários
Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP: 29308-065

  Acesse o mapa

Entre em contato


(28) 3526.6166
heci@heci.com.br

 Formulário de contato

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

© Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web