(28) 3526-6166

Home Destaque

Hemodinâmica HECI: Referência e Pioneirismo no ES

19.01.2021

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim foi o pioneiro no Espírito Santo na oferta de angioplastia primária para pacientes do SUS, priorizando a saúde cardiovascular dos capixabas. Entre os anos de 2000 a 2020, o setor de hemodinâmica do hospital realizou um total de 39.419 exames e procedimentos, sendo eles: cateterismos cardíacos, angioplastias, arteriografias e procedimentos intervencionistas. A demanda de procedimentos como esses, torna o serviço de hemodinâmica um centro com grande expertise para tratamentos das coronariopatias, salvando muitas vidas desde sua inauguração, no ano de 2000. Além dos procedimentos em angioplastias por obstrução coronariana, o serviço realiza diversos outros procedimentos através do cateter, evitando cirurgias “abertas”, como valvoplastia mitral, pulmonar, implante de prótese aórtica, clip mitiral, fechamento de canal arterial, entre outras.

Dando continuidade ao pioneirismo e a excelência quando o assunto é a saúde do coração, o HECI tem uma boa notícia. O hospital, que sempre atendeu às demandas da população com apenas um equipamento, recebeu a mais nova e moderna máquina de hemodinâmica do Espírito Santo. Agora, o setor dispõe de dois modernos aparelhos, ambos de grande resolução, de modo a oferecer aos usuários do serviço, maior segurança. Além disso, com dois equipamentos, é possível realizar as manutenções necessárias, que duram em média dois dias, sem precisar pausar a realização de exames durante esse período.

No quesito maternidade de alto risco, todos os recém-nascidos do HECI são avaliados pelo pediatra e submetidos ao teste da oximetria (que mede os sinais vitais do paciente). Quando ocorre alguma alteração, como sopro cardíaco, dispnéia ou cianose, o recém-nascido é imediatamente avaliado pelo serviço de cardiologia pediátrica e, quando necessário, encaminhado para a UTIN para realizar tratamento clínico seguido de cirurgia cardíaca ou intervenção percutânea na hemodinâmica.

Vale ressaltar que, no Brasil, a cardiopatia congênita é a segunda causa de morte em crianças de até 30 dias de vida e a taxa de mortalidade neonatal até o sétimo dia de vida é responsável por 52% de óbitos no primeiro ano de vida, e que, essa conduta minimiza muito o risco da criança receber alta sem diagnóstico em caso de cardiopatia congênita.

Além dos neonatas cardiopatas do HECI, todos os outros internados nos hospitais do sul do estado são transferidos para cá. Assim como recém-nascidos de outras cidades do Espírito Santo que necessitam de cirurgia ou tratamento intervencionista na rede de espera. Até o mês de novembro do ano passado, foram realizadas 4.617 cirurgias cardíacas e 1.590 marca passos colocados em recém-nascidos.

 

Comentários


Instagram @hospitalevangelico


Fique Informado!

Para ficar por dentro das notícias e novidades, cadastre seu e-mail e receba nossa Newsletter.


Como chegar


Rua Manoel Braga Machado, 02
Bairro Ferroviários
Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP: 29308-065

  Acesse o mapa

Entre em contato


(28) 3526.6166
heci@heci.com.br

 Formulário de contato

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

© Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web