(28) 3526-6166

Home Notícias

Novembro Azul é encerrado Hospital Evangélico 

Campanha liberou 75 atendimentos pela internet para homens acima de 50 anos

20.11.2020

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e o Grupo de Apoio aos Pacientes Portadores de Câncer (GAPCCI) encerraram nesta sexta-feira, 20/11, às atividades alusivas ao Novembro Azul atendendo a 60 homens. Este grupo passou por uma triagem com consultas, fez o exame de sangue PSA e hoje voltou para mostrar o resultado do exame ao médico, quando, então, foi feito o exame físico, conhecido como o toque retal.

Só assim pode ser considerada a triagem completa, pois cumprindo todas estas etapas é que se chega à conclusão do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha Novembro Azul vem sendo realizada para desmistificar o preconceito que ronda os exames masculinos torno deste tipo desta doença tão temida e cruel. “O nosso grande objetivo é a conscientização de que é importante estar atento com a saúde”, ressalta o médico oncologista José Zago Pulido.

Em novembro, as atenções são voltadas para saúde dos homens, especificamente contra o  câncer de próstata, o segundo que mais acomete homens em todo o mundo. O primeiro é o de pele. Essa campanha contou com médicos oncologistas e urologistas. Unidos em prol da saúde do homem.

De acordo com o médico urologista Dr. Edson Barros, ratifica que o exame de PSA deve ser feito juntamente ao toque retal. “Um exame não substitui o outro. Eles são complementares e importante para o diagnóstico precoce”, explica.

O exame

O PSA é um exame de sangue que detecta qualquer anormalidade que possa estar ocorrendo na próstata. O aumento significa alguma alteração na glândula que cabe ao médico investigar se pode, de alguma forma, estar relacionando ao câncer. No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre – ou seja, a quantidade que não está ligada a nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados. 

Parcerias

Tanto a Campanha Outubro Rosa como Novembro Azul foram realizadas graças à parceria de muitas instituições, empresários e pessoas físicas. Segundo a oncologista Sabina Aleixo, sem o apoio dos parceiros não seria possível atende de maneira completa e eficaz a tantas pessoas que procuram atendimento médico. Estamos muito felizes em cumprir este papel social ajudando a salvar vidas.

Comentários


Instagram @hospitalevangelico


Fique Informado!

Para ficar por dentro das notícias e novidades, cadastre seu e-mail e receba nossa Newsletter.


Como chegar


Rua Manoel Braga Machado, 02
Bairro Ferroviários
Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP: 29308-065

  Acesse o mapa

Entre em contato


(28) 3526.6166
heci@heci.com.br

 Formulário de contato

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

© Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web